O que é a vida? - Cristiane Jatene

 No ano 2000, o ator Antônio Abujamra começou a apresentar o programa “Provoca”, na TV Cultura, e o fez até sua partida, em 2015. O programa foi retomado em 2019 e desde então vem sendo apresentado pelo multimídia Marcelo Tás.


A famosa pergunta do final segue sendo a mesma para cada um e todos os entrevistados: “O que é a vida”?


A cada momento ou fase de nossas vidas podemos responder de forma diferente, assim como cada pessoa responde de forma diferente. Por isso, há mais de duas décadas as respostas para a mesma pergunta são inúmeras.


Prestes a completar 58 anos de vida, sendo terapeuta há mais de quinze anos, historiadora há mais de trinta anos, tendo feito quase tudo em termos de artes, meditação, autoconhecimento, incluindo absurdos trinta e oito anos de psicoterapia, me arrisco a dar uma possível resposta para esse meu momento.


Falo como vivente e como terapeuta que acompanha a vida de viventes diversos.


A vida é saber se parir, renascer, quantas vezes ela solicitar. Caso não consigamos nos parir inúmeras vezes passamos a sobreviver, não morremos, mas não vivemos, no sentido de estarmos plenamente presentes para nós, para os outros e para o mundo, não estamos ausentes, mas não estamos presentes. 


A vida nos traz muitas perdas, quanto mais vivemos mais perdemos, o que é um paradoxo. 


Ganhar tempo de vida é perder. 


Perder pessoas queridas, possibilidades, habilidades, ilusões, sonhos não realizados e os já realizados. Perder pessoas vivas às quais nos dedicamos, carregamos no colo, protegemos, acalentamos, crianças e adolescentes que se tornaram adultos ingratos, repugnantes. Adultos que nos receberam e ajudaram a nos criar e que depois nos tratam como quase estranhos. Amigos que se tornam ex-amigos do dia para a noite. Perder a esperança de ver ainda um país justo, de um mundo sustentável.


Mesmo perdendo tanto, mesmo não conseguindo se parir, renascer, é difícil encontrar alguém que queira abrir mão da vida. Talvez, porque a qualquer momento podemos ganhar. Tudo. Uma nova vida, uma renovada identidade, uma nova descoberta. 


Ficamos ali à espreita, meio descrentes, mas sabendo que a poética da vida sempre foi e sempre será a surpresa, o surpreendente, o que nos causa perplexidade, para o bem ou para o mal e é claro que esperamos pelo espanto do maravilhoso. Por que não?



#provoca #tvcultura #antonioabujambra #marcelotas #vida #perdas #ganhos #perplexidade #renascer #psicologia #fenomenologiaexistencial #cristianejatene


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem deve se responsabilizar pela segurança de crianças e adolescentes na internet? - por Cristiane Jatene

Luto, um processo contínuo e peculiar - por Cristiane Jatene