Olá,
Já que vocês chegaram ao meu blog, quero me apresentar e, depois, conhecer vocês.
Eu me interesso por Artes, todas, acredito que expressões artistísticas são a linguagem mais característica do ser humano, por Política, acredito que as negociações humanas devem ficar no âmbito do diálogo e não irem pra guerra. Sou psicóloga, licenciada no Brasil e em Portugal, sou psicóloga certificada Europsy, tenho formação em Fenomenologia-Existencial Hermêneutica pela Associação Brasileira de Daseinsanalyse, filiada a International Federation of Daseinsanalysis que, por sua vez, é reconhecida pela European Associationa of Psycotherapy, sou especialista em Terapia de Casal e Família e Historiadora pela PUC/SP, sou mestre em "Sociedade, Risco e Saúde", pela Universidade de Lisboa. Sou AT pelo Instituto de Psiquiatria do HC/SP.
Atendo em psicoterapia online. Brasil e Portugal. Ou melhor, brasileiros e portugueses, que tenham vida fiscal no Brasil ou na União Europeia, já que atendo em português.
Aqui, vou falar sobre temas diversos que interessam a existência humana e que eu sinta que possa contribuir para pensarmos e aprofundarmos para uma vida mais criativa e menos oprimida.
Abaixo uma apresentação que escrevi sobre mim há um tempo e que corrobora e amplia o texto acima.
Sugiram temas para conversarmos a respeito!
Uma pessoa/profissional plural num mundo segmentado
Sou psicóloga licenciada no Brasil e em Portugal. Atendo online. Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Supervisora clínica de terapeutas. Criei dois trabalhos com grupos. “Roda de Conversa Virtual Luso-Brasileira” e “Oficinas Autobiográficas com o Baralho de Palavras” (este presencial). Minha abordagem principal em clínica e pesquisa é a Fenomenologia-Existencial Hermenêutica, que aborda as questões existenciais sempre contextualizadas no seu acontecer fático, em curso, como uma história em aberto, falamos em “dramaturgia do existir”. Para nós, por sermos um “constante vir-a-ser” é nosso futuro que significa e ressignifica o passado. Minha abordagem secundária é a Teoria Sistêmica. Sou hitoridora e AT (Acompanhante Terapêutico, uma profissão que surge com a “Luta Antimonicominal”). As artes tem papel fundamental na minha vida, no meu trabalho clínico e no meu trabalho em pesquisa. Tenho uma pesquisa academica e clínica extensa que compara as obras artísticas autobiográficas com processos terapêuticos em consultório. Para Heidegger, o autor-referência da Fenomenologia-Existencial Hermenêutica a linguagem poética/não linear/disruptiva é a linguagem própria do ser humano, em oposição a linguagem cientificista do conhecimento. Por isso, na clínica e na pesquisa consideramos as manifestações artísticas. Nos preocupamos menos com explicações e mais com compreensões. Como determinado fenômeno (vida, relação, projeto político, etc) pode existir? Qual seu fundamento? O que o sustenta? Em pesquisa, pesquiso temas contemporâneos que afetam os seres humanos e as sociedades. Terminei agora, pela Universidade de Lisboa, uma pesquisa sobre a resistência social pró-ciência da sociedade brasileira contra a gestão anticiência do Governo Federal do Brasil, durante a pandemia. Como dizem que sou didática, a partir de 2018, saí do “esconderijo” e começei a falar na internet sobre questões humanas, ligando Psicologia, Artes e Política e fiz por três anos uma live sobre cidadania, com um coletivo da Zona Leste de São Paulo. Escrevo nos portais do Instituto de Cultura Árabe e no Observatório do Terceiro Setor.
#fenomenologiaexistencial #terapiaindividual #terapiafamiliar #psicologiaonline #cristianejatene
Comentários
Postar um comentário